Imagem capa - 6 dicas para melhorar as suas fotos por Francielle Hoffmann
Fotografia

6 dicas para melhorar as suas fotos

O papo hoje é com você que ama fotografia! Independente se sua paixão é por fotografar ou ser fotografado, se você está se preparando para fazer uma sessão comigo ou se apenas gostaria de melhorar as suas selfies em casa. O assunto hoje é te trazer pequenas e simples dicas que podem fazer toda a diferença na sua fotografia (seja ela com equipamento profissional ou não). YAY!


Listei para vocês 6 simples dicas que fazem toda a diferença na hora de criar um registro, algumas utilizadas antes, outras durante e por fim uma após o clique. O bacana é perceber que, apesar de simples, seguindo cada item dessa lista vocês conseguirão transformar a sua foto. Vamos conferir? Acompanha comigo!




1 - Use a luz a seu favor!

A iluminação do local onde você fará a sua foto e onde a sua câmera e modelo estarão posicionados pode transformar 100% a sua foto, sendo assim, use ela ao seu favor.

Posicionar o seu modelo (ou você mesmo em caso de selfie) de frente para a luz faz com que sua foto ganhe outro ar, sua pele fica melhor, os detalhes e a qualidade da foto também ganham pontos.

A luz na fotografia acaba possuindo um leque repleto de informações e detalhes, que no momento não nos cabe listar todos aqui (mas se é um assunto que te interessa, bóra estudar, é possível criar e brincar MUITO com a luz na fotografia, se joga!). Entretanto, poucas mudanças de posicionamento de rosto ou um leve giro com o corpo podem dar uma nova vida para a sua foto.

Fotos de baixo de sol forte precisam ser feitas com um pouco de cuidado em casos de sombras no nariz e cílios no rosto, em locais fechados procurar janelas e luzes mais claras para direcionar o que deseja iluminar idem. No fim, quando você percebe o quanto a iluminação certa pode te ajudar tudo fica mais fácil na hora do clique! Pare, observe e veja a sua foto ganhar um novo sentido. 





2 - Observe o ambiente!

Fazer uma foto com um cenário incrível ao fundo não é lá uma tarefa das mais impossíveis e apenas para quem for até um lugar paradisíaco, acredita?

Ao chegar no local onde fará suas fotos observe com carinho todo o seu redor, procure ambientes mais cleans e enxutos de informação, deixando a notoriedade e como atenção principal da foto você que está sendo fotografado. E acredite, é possível fazer fotos incríveis e super limpas até mesmo no meio de locações com muita informação, tudo vai depender do recorte e do olhar que você der para a sua foto. 



3 - Atenção com a edição!

Tá ai um ponto que eu adoro, mas vivo em constante mudança. Acredito que todo fotógrafo enfrente a mesma situação, mudar e tentar melhorar a cada dia a sua edição. Prestar atenção em cada cor e detalhe da foto, estudar pontos mais claros e escuros e perceber o que é possível fazer nela para deixa-la mais bonita aos olhos e de fácil leitura. Atualmente diversos aplicativos, até mesmo os próprios Instagram e Whatsapp trazem consigo ferramentas básicas de edição e os seus famosos filtros prontos, que dão novos tons e cores para um retrato. Entretanto, apesar de aparentemente tão simples, esses editores colocam também em nossas mãos a possibilidade de "estragar" uma foto que talvez por menos claridade ou menos cores X ou Y poderiam ser mais agradáveis aos olhos.

Sendo assim, olhos atentos e cuidado e carinho na hora de editar a sua foto.



4 - Divirta-se!

Eu sei que pode parecer muito clichê, mas pedir pra você se divertir e viver de fato esse momento é essencial. Se dê esse momento, eu sei que a vida é toda cheia de regras e que a gente tá sempre tentando se encaixar em quadradinhos que nos colocam, mas você não precisa disso, acredite!Sorria sem vergonha, GAR-GA-LHE se der vontade. A sua liberdade com o seu corpo e com o mundo ao seu redor fazem toda a diferença no resultado das fotos. A sua leveza vai estar ali desenhada no seu rosto, pode confiar na tia Fran aqui e se joga sem medo! haha

E se o dia permitir , se joga no mar, dance mesmo sem música, saiba que a arte te dá todo o apoio e a certeza de que, mesmo que você não goste tanto assim do resultado final na foto, você terá se divertido e muito!




5 - Se atente aos melhores horários para fotografar!

Sabe aquela luz amarelinha, que deixa a sua pele com cor de saúde e tudo acaba ficando ainda mais bonito? Ela não está nessa e em tantas outras fotos por acaso. Essa luz amareladinha e aconchegante, muito conhecida por ser uma luz que vende e muito por ser tão bonita e diferenciada tem seus momentos espécíficos do dia para aparecer, e eu vou te explicar quando e como. Temos basicamente 2 momentos do dia onde elas dão o ar da graça, no nascer do sol (por volta das 6h da manhã ou no final da tarde quando ele se põe, por volta das 17h30m.

A conhecida e famosa hora de ouro (golden hour) aparece apenas em dias com menos nuvens e que tenha ao seu lado a presença do sol, uma luz ainda um pouco fraca, tem por sua beleza exatamente o fato de não gerar muitas sombras no rosto do seu modelo (justamente pelo fato do sol ainda estar baixo e na altura dos nossos ombros (e não diretão vindo lá de cima de nossas cabeças).

Em dias mais nublados a sugestão é de que as suas fotos também sejam feitas nesses horários, pois apesar de o sol pouco aparecer, ele estará lá em algum lugar fazendo o mesmo posicionamento todos os dias como um reloginho, logo, mesmo em dias com luz mais fria a dica pode ser levada em conta.



6 - Fotografe!!

Quer melhorar a sua fotografia? Fotografe mais! Quer melhorar suas poses e seus melhores ângulos? Se fotografe mais! Quer aprender mais sobre seu equipamento  ou tudo isso que foi falado por aqui? Fotografe mais ainda!

Parece uma dica tão simples e inocente, mas pegar a sua câmera (ou celular) e sair por ai para fotografar será sempre a sua melhor opção e resposta para grande parte das suas dúvidas e medos. Praticar muito, analisar seu trabalho, praticar mais um pouco e analisar novamente e sempre serão basicamente os itens básicos para evoluir dentro da área e dentro do seu objetivo (seja ele ser fotógrafo profissional ou ter uma selfie mais caprichada). Estudar é essencial, ler e conversar sobre agrega diariamente e de forma gigantesca no seu resultado final. Mas acredito que nada seja mais poderoso do que fotografar e muito. Do que o tesão de estar ali repetindo algo, e tentando novas possibilidades e descobrindo assim novos olhares e formas de ver o mundo. Sendo assim, fotografe  sempre que puder. A sua fotografia agradece!